Tutoia

"Eu posso conhecer o mundo inteiro, mas levo na mochila o teu endereço...Tutoia" (Venina Costa)


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Record exibirá Muito Além do Cidadão Kane.

Do Jornal do Brasil On Line
Clássico das videotecas nas faculdades de jornalismo e hit no Youtube, o polêmico documentário Além do cidadão Kane será exibido pela primeira vez na TV aberta brasilera em 2011, pela Rede Record, 17 anos após sua estreia no exterior.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da emissora, que não quis precisar a data exata da veiculação. Comprado em 2009, o documentário ainda não foi exibido porque a Record temia ser processada pelo uso de imagens da programação da Globo presentes no filme.
Histórico polêmico
Obra dos britânicos Simon Hartog e John Ellis, Além do cidadão Kane já nasceu polêmico. O documentário conta parte da história da TV Globo e da sua influência na política brasileira.
Comento:
A obra detalha a posição dominante da Globo, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas. Roberto Marinho foi comparado a Charles Foster Kane, personagem criado por Orson Welles em 1941 para o filme Cidadão Kane.
A primeira exibição do filme no Brasil ocorreria no Museu de Arte Moderna do Rio, em 1994. Um dia antes da estréia, a polícia militar recebeu ordem judicial para apreender cartazes e a cópia do filme.
Em 2009, a Record comprou os direitos de transmissão do documentário por aproximadamente 20 mil dólares. Finalmente, parece que conseguiu derrotar na Justiça a censura que a Globo impôs ao documentário britânico.
Recebi informação em off de que a Record estaria ameaçando exibir Muito Além do Cidadão Kane porque a Globo pretenderia atacar de novo a Igreja Universal. Se exibirá para retaliar ou chantagear a concorrente, porém, pouco importa.
Para assistir ao documentário já, sem ter que esperar pela Record, clique aqui
______________________________________________________________________

E agora José? Já vi o vídeo e aconselho, serve muito para entendermos como era a política antes da globalização da informação. Quem ama a GLOBO, ficará com a pulga atrás da orelha, não vai ser fácil digerir e aceitar que a REDE GLOBO sempre foi um partido político interessado no crescimento ainda mais da elite brasileira. Então vamos aguardar, e espero que seja o mais rápido essa exibição, afinal, quanto mais rápido o povo ter a noção do que é jornalismo de verdade, haverá menos alienação midiática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário