Tutoia

"Eu posso conhecer o mundo inteiro, mas levo na mochila o teu endereço...Tutoia" (Venina Costa)


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tem coisas que só acontecem em Tutoia. LOBOS EM PELES DE CORDEIROS.

Bem, como sempre tive vontade, acho que dessa vez vou mergulhar nesse mundo que tanto admiro, a POLITICA, não que vou me candidatar, longe disso, mas isso não quer dizer que não serei um político. Farei isso porque acho que teríamos que ser mais interessados em nossos direitos, em saber onde está sendo aplicada a grana do nosso município, e aprender a entender que na politica, quando há pessoas interessadas em governar com responsabilidade, isso é possível, mas só é possível também com a ajuda do povo, que tem a competência de fiscalizar e escolher seus representantes.

Faltando menos de 2 anos para as eleições municipais, o desenho politico em Tutoia já está ficando claro. As alianças políticas começam a se formar e pressuponho que a situação formada pelos os atuais gestores também já começa a estudar as suas estratégias para continuar no poder e com o poder.

A gente sabe o que se passa em Tutoia, uma cidade sem lei, que tudo pode, até uso um jargão nos meus textos, TEM COISAS QUE SÓ ACONTECEM EM TUTOIA, e alguém dúvida disso? Acho que não, se eu for citar as possíveis irregularidades no atual governo eu passaria o dia fazendo esse texto. Não é pouca, pessoal.  Exemplo? Ta, vou dizer somente um, é normal VEREADORES receberem aquela verba chamada MENSALÃO? Todos sabem que isso ocorre atualmente em Tutoia, uma vergonha para os eleitores que depositam a confiança em “POLITICOS” que na verdade mancham a politica por um simples motivo, e todos sabem qual é, a REELEIÇÃO. É sim senhores, a preocupação da maioria dos vereadores em Tutoia não é fazer bem para o povo, de lutar pelo interesse  do povo, a preocupação de vocês vereadores, é fazer uma média, falsa aliás, dando em formas de esmolas, como modo de coronelismo, um assistencialismo sem fim para as pessoas que chega a prendê-las, enquanto isso, Hilux e Hilux desfilam nos bloquetes da nossa cidade sem a mínima  consideração para uma coletividade que deseja ver mudança em Tutoia.

Tutoia precisa mudar, os pensamentos dos eleitores precisam mudar, o poder não é para poucos, para uma minoria, o poder tem que ser repassado para a população através de educação, saúde, saneamento, cultura etc. E não adianta vim dizer que essas coisas estão boas por que não estão, ninguém pode se contentar com pouco, afinal, o dinheiro repassado para os governantes para a administração do município não é pouca, não falta é zero.

Educação com um mínimo de qualidade senhores gestores é dá  ambiente adequado e estrutura para os professores, não só é ter defasagem zero nas escolas, e sim saber se esses alunos estão aprendendo de verdade, se eles têm capacidade de concorrer em um vestibular e se eles têm a consciência que é através da educação que eles vão ser alguém na vida, será que a Secretária de Educação ta cumprindo adequadamente seu papel?

Saúde com um mínimo de qualidade senhores gestores é oferecer a população uma hospital higiênico, com profissionais capacitados em números proporcionais à população, é ter médicos suficientes para que um tutoiense não chegue ao hospital em situação de urgência e não tenha uma médico e apenas dipirona para aplicar na intravenosa.

Saneamento com um mínimo de qualidade é fazer uma caixa d’água com um objetivo claro, abastecer a população com água potável, e não outros objetivos nos quais as pessoas estão vendo. Saneamento com um mínimo de qualidade senhores gestores, é limpeza urbana, é esgoto, e não poluir o cais de Tutoia (sobre isso, até quando vai acontecer esse desastre ambiental?, também não é só colocar trabalhadores limpando as ruas sem não ter um aterro sanitário decente, jogar lixo em lugares inadequados senhores gestores é um crime ambiental, não sabiam?

E Cultura com um mínimo de qualidade senhores gestores não é só fazer carnaval e arraial, estes que por sinal tem caído bastante de qualidade, todo os anos diminui o número de foliões, os motivos, todos sabem qual é, não se tem divulgação, não há bandas que preste, e por incrível que pareça, Tutoia não tem carnaval de praia.

Senhores gestores, as eleições estão vindo, e dependendo de mim, vocês que aí estão nem se candidatariam, já tiveram a oportunidade de vocês, e olha que como todos fizeram, esse é o mandato da vaca magra, imagina vocês mais quatro anos no poder, tenho medo de Hilux se transformar em Jatinhos, será?
          
           Só se muda Tutoia com o VOTO, e outubro de 2012 está bem aí. Vamos tentar de novo, porque lobos em peles de cordeiros nos enganaram.

2 comentários:

  1. Vamos ver se desta vez os egos não prevalecerão sobre o bem comum.Difícil de acreditar...

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que a maioria dos eleitores não tenham acesso a esse tipo de crítica, outras informações, ou até, não veem a realidade que os cercam. Para aqueles que tem carater cabe investir na conscientização da nova geração, que com o minimo de conhecimento, deve superar os números daqueles que acreditam sair no lucro em trocar o voto por uma cesta básica e ainda na sua "leiguisse" acreditam que os lideres do municipio fazem favores ao dar precariamente um atendimento médico. Lamentável.

    ResponderExcluir